Página inicial > Notícias > Condeúba: XIII Campeonato de Futebol da Zona Rural terá início no próximo domingo (22)

Prefeitura realiza Ato Cívico

• Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 14h13

Por: Ascom

A Prefeitura de Condeúba, por meio da Secretaria de Educação e com o apoio das escolas municipais, realizou, no último sábado, o tradicional Ato Cívico em comemoração a Independência do Brasil. O evento que é celebrado anualmente contou com apresentações de projetos escolares e da Fanfarra Municipal de Condeúba (Famucon).

O Ato já é uma tradição na cidade. Para o evento, professores e alunos se preparam durante a Semana da Pátria, período que antecede a data oficial de comemoração, confeccionando e elaborando projetos para serem exibidos. Já a Famucon, que também se prepara com bastante antecedência, se apresentou para a população e arrancou muitos aplausos.

Na oportunidade, representantes e gestores municipais discursaram sobre a importância da data para o Brasil e sobre a tradição que acontece em Condeúba há muitos anos.

O gestor municipal, Silvan Baleeiro, fez questão de ressaltar que “é recompensante ver a população reunida em frente ao Paço Municipal mais uma vez celebrando uma data tão importante para o país. Nesse período, professores e alunos passam um bom tempo produzindo e confeccionando propostas para apresentarem à comunidade e isso é uma certeza que faz toda a diferença para a festa”.

A Data

O 7 de setembro é uma data histórica para o país, pois simboliza a liberdade do Brasil em relação a Portugal, nação que obtinha as terra dos brasileiros até essa data no ano de 1822. Após o grito simbólico de “independência ou morte” proferido por Dom Pedro I, a data se consolidou como um marco de liberdade do Brasil.