Página inicial > Notícias > Condeúba: Operários trabalham na pavimentação da Rua Capitão Multi no Bairro do Divino

• Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 15h47

Na última quarta-feira (31) o Governo de Condeúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao ano letivo de 2018 com a realização da Jornada Pedagógica. A abertura do evento aconteceu no GE Palace Club Pereira e reuniu os mais de 300 profissionais da educação no município.

Condeúba: Incentivo à Leitura e os desafios da Educação Inclusiva foram os temas abordados na Jornada Pedagógica de 2018.

A abertura oficial da Jornada Pedagógica 2018 foi feita pelo Secretário Municipal de Educação, Weder Spínola, que de início agradeceu a presença de todos e também parabenizou os professores pelos trabalhos realizados em 2017. “Foi um ano em que tivemos muitas dificuldades, mas conseguimos superá-las e garantir aos nossos alunos os 200 dias letivos.” Weder também destacou em sua fala os novos desafios que serão enfrentados em 2018 e fez uma explanação da programação da Jornada.

O prefeito Silvan Baleeiro esteve no evento e durante seu discurso destacou a importância da presença do escritor Léa de Souza, autor de vários livros e idealizador de diversos projetos voltados para o incentivo à leitura, ressaltando que há cerca de 13 anos alunos das Escola Municipal Tranquilino Leovigildo Torres e a Escola Municipal Adelmário Pinheiro, do Distrito da Feirinha, em Condeúba, vem trabalhando com um dos seus projetos, o “Ler é bom, experimente!” e obtido bons resultados. “A leitura é o ponto inicial. É um mecanismo fantástico para você chegar ao conhecimento. E todos nós sabemos que o conhecimento nos abre portas, fortalece a sabedoria, nos direciona.” Enfatizou.

Silvan também falou sobre as dificuldades encontradas em seu primeiro ano de gestão para garantir a efetividade dos trabalhos na educação. “Não adianta você ter uma estrutura de secretarias, diretorias, coordenadores, estrutura pedagógica, material de limpeza, pessoas que fazem a limpeza, merenda escolar, pessoas que preparam a merenda escolar, material didático, transporte, motoristas, enfim... Toda essa estrutura gera para o município mais de R$1,5 milhões. E não adianta nada você ter toda essa estrutura e não conseguir a efetividade necessária para garantir o fortalecimento do aluno.” Destacou Silvan.

Na noite de abertura da Jornada Pedagógica em Condeúba, que este ano teve como tema “Um diálogo entre teorias e práticas”, o escritor Léa de Souza falou sobe a importância da leitura para o desenvolvimento do aluno e do aprendizado em sala de aula. Autor de diversos livros e de projetos que executa em várias cidades do país, Léo trouxe uma abordagem para a implantação de ações que fortaleçam o hábito e a prática da leitura nas escolas do município, destacando o projeto “Ler é bom, experimente!” que em 2018 deverá ser implantado em todas as escolas da rede pública municipal de educação de Condeúba em parceria com o Governo Municipal.

Já na manhã da quinta-feira (1º) as atividades tiveram início com a prestação de contas do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, feita pelo Secretário de Finanças do município, Aildo Pereira e pelo Controlador Interno, Reinaldo Ribeiro.

Na sequência teve início a palestra com a pedagoga Jaira Couto Cruz que trouxe como tema a Educação Inclusiva. Segundo o Secretário de Educação, o tema da palestra foi definido ao observar a necessidade de capacitação e fortalecimento dos conhecimentos dos profissionais que trabalham com esse púbico específico, em especial dos cuidadores que atuam junto aos alunos especiais.

Na sexta-feira (02) as atividades foram direcionadas nas unidades de ensino com os diretores, coordenadores e professores, onde foram realizadas ações como a programação do início das aluas e organização do plano de curso.