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Condeúba: Incentivo à Leitura e os desafios da Educação Inclusiva foram os temas abordados na Jornada Pedagógica de 2018

  • Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 15h47

Na última quarta-feira (31) o Governo de Condeúba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao ano letivo de 2018 com a realização da Jornada Pedagógica. A abertura do evento aconteceu no GE Palace Club Pereira e reuniu os mais de 300 profissionais da educação no município.

Condeúba: Incentivo à Leitura e os desafios da Educação Inclusiva foram os temas abordados na Jornada Pedagógica de 2018.

A abertura oficial da Jornada Pedagógica 2018 foi feita pelo Secretário Municipal de Educação, Weder Spínola, que de início agradeceu a presença de todos e também parabenizou os professores pelos trabalhos realizados em 2017. “Foi um ano em que tivemos muitas dificuldades, mas conseguimos superá-las e garantir aos nossos alunos os 200 dias letivos.” Weder também destacou em sua fala os novos desafios que serão enfrentados em 2018 e fez uma explanação da programação da Jornada.

Condeúba: Incentivo à Leitura e os desafios da Educação Inclusiva foram os temas abordados na Jornada Pedagógica de 2018.

O prefeito Silvan Baleeiro esteve no evento e durante seu discurso destacou a importância da presença do escritor Léa de Souza, autor de vários livros e idealizador de diversos projetos voltados para o incentivo à leitura, ressaltando que há cerca de 13 anos alunos das Escola Municipal Tranquilino Leovigildo Torres e a Escola Municipal Adelmário Pinheiro, do Distrito da Feirinha, em Condeúba, vem trabalhando com um dos seus projetos, o “Ler é bom, experimente!” e obtido bons resultados. “A leitura é o ponto inicial. É um mecanismo fantástico para você chegar ao conhecimento. E todos nós sabemos que o conhecimento nos abre portas, fortalece a sabedoria, nos direciona.” Enfatizou. 

Silvan também falou sobre as dificuldades encontradas em seu primeiro ano de gestão para garantir a efetividade dos trabalhos na educação. “Não adianta você ter uma estrutura de secretarias, diretorias, coordenadores, estrutura pedagógica, material de limpeza, pessoas que fazem a limpeza, merenda escolar, pessoas que preparam a merenda escolar, material didático, transporte, motoristas, enfim... Toda essa estrutura gera para o município mais de R$1,5 milhões. E não adianta nada você ter toda essa estrutura e não conseguir a efetividade necessária para garantir o fortalecimento do aluno.” Destacou Silvan.

Condeúba: Incentivo à Leitura e os desafios da Educação Inclusiva foram os temas abordados na Jornada Pedagógica de 2018.

Na noite de abertura da Jornada Pedagógica em Condeúba, que este ano teve como tema “Um diálogo entre teorias e práticas”, o escritor Léa de Souza falou sobe a importância da leitura para o desenvolvimento do aluno e do aprendizado em sala de aula. Autor de diversos livros e de projetos que executa em várias cidades do país, Léo trouxe uma abordagem para a implantação de ações que fortaleçam o hábito e a prática da leitura nas escolas do município, destacando o projeto “Ler é bom, experimente!” que em 2018 deverá ser implantado em todas as escolas da rede pública municipal de educação de Condeúba em parceria com o Governo Municipal.

Condeúba: Incentivo à Leitura e os desafios da Educação Inclusiva foram os temas abordados na Jornada Pedagógica de 2018.

Já na manhã da quinta-feira (1º) as atividades tiveram início com a prestação de contas do FUNDEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica, feita pelo Secretário de Finanças do município, Aildo Pereira e pelo Controlador Interno, Reinaldo Ribeiro.

Na sequência teve início a palestra com a pedagoga Jaira Couto Cruz que trouxe como tema a Educação Inclusiva. Segundo o Secretário de Educação, o tema da palestra foi definido ao observar a necessidade de capacitação e fortalecimento dos conhecimentos dos profissionais que trabalham com esse púbico específico, em especial dos cuidadores que atuam junto aos alunos especiais.  

Na sexta-feira (02) as atividades foram direcionadas nas unidades de ensino com os diretores, coordenadores e professores, onde foram realizadas ações como a programação do início das aluas e organização do plano de curso.

 

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