Página inicial > Notícias > Condeúba: Município reativa o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos

Condeúba realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social: “A garantia de direitos no fortalecimento do SUAS”

• Publicado: Terça, 25 de Julho de 2017, 11h36

Nos dias 18 e 19 de julho o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Condeúba realizaram a VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, que teve como tema “A garantia de direitos no fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

O evento, realizado no Salão Paroquial, teve como objetivo reafirmar o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade. “Esse tema traz os usuários para debaterem sobre a sua realidade de vida, direitos e demandas de acesso, como centro do planejamento da política de Assistência Social”, destacou Gladys Dias, Secretária Executiva do CMAS em Condeúba.

Gladys Dias, Secretária Executiva do CMAS em Condeúba. Foto: Antônio Vieira (medonho).

Durante o evento foi apresentado aos participantes um resumo dos trabalhos realizados pela Rede Socioassistencial de Condeúba durante os últimos seis meses. Em seguida a Assistente Social Alice Miranda, da Agência Previdência Social de Condeúba, explanou sobre o Benefício de Prestação Continuada e as novas alterações no seu processo de concessão. Em palestra ministrada por Sílvia Pessoa, Assistente Social do município de Cordeiros, foi apresentado e discutido a tema da Conferência: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

Sílvia Pessoa, Assistente Social do município de Cordeiro. Foto: Antônio Vieira (Medonho).

Logo após os participantes foram divididos em eixos onde foram debatidas as seguintes temáticas: EIXO 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; EIXO 2 - Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; EIXO 3 - Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e EIXO 4 - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais. Após o debate foram escolhidas as propostas que serão defendidas pelo município na Conferência Estadual.

Em grupo, participantes da VIII Conferência Municipal de Assistência Social discutiram os eixos temáticos do evento. Foto: Antônio Vieira (Medonho).

Ao final da Conferência foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual que será realizada em Salvador nos dias 18 a 20 de outubro, sendo eles: Titulares - Suzana Severina do Nascimento e Norma Prates Rocha e Suplentes - Paulo Henrique Cordeiro Rocha e Eunice Neves.