Página inicial > Notícias > Condeúba: Secretaria de Cultura discute a reedição do livro “Memória Descritiva de Condeúba” de Tranquilino Torres

Condeúba: “Arraiá Vem Que Tem” celebra os festejos de São João no município

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 14h46
O evento, realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, reuniu, em uma variada grade de atrações. Foto: Aloísio Costa.

Entre os dias 21 e 24 de junho a cidade de Condeúba, sudoeste da Bahia, celebrou os festejos de São João, mantendo viva essa tradição do município. O evento, realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, reuniu, em uma variada grade de atrações, nomes como: Lula Sabiá, 100 Parêa, Francis Lopes, Luiz Bento, Fulor de Cangaço, entre outros.

Banda 100 Parêa animou o público na primeira noite de festa.

A programação do “Arraiá Vem Que Tem”, edição 2017, teve início na quarta-feira (21) com a comemoração do “Dia do Condeubense Ausente”, data instituída pelo município para homenagear os condeubenses que residem em outros municípios, e até mesmo em outros estados, e que nesta época retornam à cidade para comemorares os festejos juninos, rever amigos e familiares. A programação teve início às 17:00 horas na Praça Santo Antônio com a realização de brincadeiras juninas, homenagem ao condeubense Artúlio Reis, pré-lançamento do livro Memória Descritiva do município de Condeúba, distribuição de brindes e apresentação da quadrilha junina da Melhor Idade. Na sequência houve shows musicais com Leonardo e Elaine Maria, Arlito e Jáder Duarte e Nego Lau.

Na quinta-feira (22) aconteceu, na Praça do Forródromo, a abertura oficial do “Arraiá Vem Que Tem”, tendo início com a apresentação da Quadrilha Junina “Jaques Carvalho”, vinda da cidade de Caculé, e na sequência shows musicais com as bandas: Fulor de Cangaço, 100 Parêa e Ney Brandão.

Quadrilha Junina "Jaques Carvalho".

Em seu discurso o prefeito Silvan Baleeiro destacou o apoio dado ao evento pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo/BAHIATURSA. “Conseguimos, através de emendas parlamentares dos nossos deputados Luciano Ribeiro, Ângela Souza e Pedro Tavares, o apoio da BAHIATRUSA um subsidio de parte das despesas do evento no valor de R$100 mil. Agradeço aqui o apoio dos deputados e ressalto que o convênio com a BAHIATRUSA só foi possível pelo fato do município ter, recentemente, ajustado suas contas e conseguido a certidão negativa junto ao CAUC, possibilitando assim firmar convênios nas esferas estadual e federal, estando limpo para tocar os projetos que beneficiam nossa população”, ressaltou Silvan. O prefeito acrescentou que os festejos já vinham sendo programado respeitando os limites de gastos do município e tendo como premissas o bom senso na gestão dos recursos e o controle financeiro. "Havíamos aprovado um orçamento com limite de gastos de cerca de R$170 mil para o nosso São João. Com o apoio da BAHIATURSA, o município dará a contrapartida de R$70 mil para custear o evento".

O prefeito acrescentou que os festejos já vinham sendo programado respeitando os limites de gastos do município.

Já na sexta-feira (23), com a Praça do Forródromo mais uma vez recebendo um grande público, foi dada sequência nos festejos com shows dos artistas: Reinaldo Bys, Francis Lopes e Edinho de Lima, que animaram os apaixonados por forró e por um bom arrasta-pé.

Na programação do sábado (24) as comemorações começaram mais cedo com a realização da matinê que teve como atração o Trio Capu de Fusca que fez o “aquecimento” da festa no último dia dos festejos na cidade. Logo à noite o público voltou a se concentrar na Praça do Forródromo para mais uma sequência de shows, já com gosto de saudade, que foi animada pelas bandas: Lula Sabiá, Luiz Bento e Camarote de Luxo.

Decoração dos festejos em Condeúba foi uma atração à parte que encantou condeubenses e visitantes

Além de uma variada grade de atrações, que trouxe nomes conhecidos do cenário musical regional que abrilhantaram o “Arraiá Vem Que Tem” em Condeúba e ditaram o ritmo da festa, que sem sombras de dúvidas foi umas das melhores que o município já teve, a decoração da Praça do Forródromo esse ano foi algo que chamou a atenção das centenas de pessoas que prestigiaram o evento e se tornou uma atração à parte.

Decoração dos festejos de São João em Condeúba foi elogiada por condeubenses e visitantes.

Idealizado e executado pela Secretaria de Cultura, por meio da comissão organizadora dos festejos, o trabalho de caracterização do “Arraia Vem Que Tem” conseguiu transformar a Praça do Forródromo em um verdadeiro “arraiá”, trazendo elementos de uma pequena fila de cidade do interior. Estandes com peças artesanais e produtos originais da região, como a cachaça e biscoitos de polvilho, chamaram a atenção dos visitantes que abusaram das fotos para registar o momento. Teve ainda a casa de pau a pique e a reprodução da casa-grande com a exposição de peças e elementos usados por nossos antepassados.